Image thumbnail

Vila de Angeja

Vila de Angeja

ABV-angeja

Freguesia ribeirinha, banhada a poente pelo rio Vouga, em cujas margens se pratica uma agricultura e pecuária essencial e muito dominante no seu aproveitamento.

Pertencente à região Centro de Portugal, Concelho de Albergaria-a-Velha e distrito de Aveiro, dista 8kms de Albergaria-a-Velha, 13kms de Aveiro, 60kms do Porto, 70kms de Viseu e 250kms de Lisboa.

ANGEJA beneficia de uma excecional posição geoestratégica na região Centro e em todo o País, pela proximidade às mais importantes vias rodoviárias nacionais (A1, A25, A29 e A17), o que permite o acesso rápido às áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, aos portos de Aveiro, Leixões e Figueira da Foz, ao interior do país e à vizinha Espanha.

Vila com cerca de 2.100 habitantes apresenta na sua urbe, características próprias de um aglomerado medieval. As ruas são estreitas e calcetadas e dentro da urbanização encontram-se um conjunto de casas típicas de uma época antiga.

Possui também um interessante Património Natural, Cultural, Etnográfico, Antropológico, Religioso e Gastronómico, que tornam esta Vila inesquecível, deixando a todos os que a visitam, o desejo de voltar!

Cruzeiro do Calvário

Deste cruzeiro sem qualquer elemento de extraordinário, contempla-se o baixo Vouga com os seus campos e vê-se a cidade de Aveiro. O cruzeiro é bastante simples, de granito tendo como base apenas dois degraus em material contemporâneo.

Cruzeiro da Costa

O Cruzeiro da Rua do Costa remonta ao século XVIII. No ano de 1613, foi mandado construir para memória do acabamento da edificação da Igreja da Senhora das Neves e recentemente foi objecto de restauro.

Pelourinho de Angeja

É uma construção, ou reconstrução, do início do século XX, mais precisamente de 1902. Não se sabe se alguns dos seus elementos são uma reutilização do pelourinho primitivo, demolido em data incerta. Sobre este são muito escassas as informações que nos chegaram, apenas sendo possível refazer, em linhas gerais, a história do concelho, considerado um dos mais antigos do país. Integrado nas terras da Feira, teve foral de D. Manuel em 1514, acabando por ser extinto no âmbito das reformas liberais.

Festas e Romarias

Festas da Nª Sra. do Carmo

No Lugar do Fontão, comemoram-se a 16 de Julho, tendo como ponto alto, a Eucaristia e a Procissão.

Festival de Folclore

Nos finais de Julho, realiza-se o Festival de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico “A Casa do Povo de Angeja”. A 15 de Agosto realiza-se o Festival de Folclore, organizado pelo grupo Folclórico “As lavadeiras do Vouga”.

Festas da Padroeira Nª Sra. das Neves

Comemoram-se a 5 de Agosto, tendo o ponto alto a Eucaristia dominical e a majestosa Procissão.

Festa da Nª Sra. do Cabecinho

Integrada nos festejos da Padroeira, comemora-se no domingo após a festa da NªSra.das Neves, nos campos conhecidos por Cabecinho. Conta com a habitual Missa campal e arraial festivo durante a tarde, dia em que a população adere a um grande piquenique, convivendo todo o dia.

Festas da Vila de Angeja

Sábado após o feriado de 15 Agosto, no largo do Areal. Conhecida em todo o concelho pela magnífica noite de fogo-de-artifício.

Gastronomia

Leitao à Angeja

Caldeirada de Enguias

Enguias Fritas

Rojoes e Febras à Lavrador

Ruivacos

Carolos

@ 2020 Tertulia dos Temperos - Todos os direitos reservados

pt
X