
PÃO
O PÃO é, sem dúvida, um dos alimentos base da alimentação portuguesa. Em Portugal, a tradição de comer pão perde-se no tempo e é um dos alimentos que está na base da alimentação portuguesa. Feito à base de três cereais – milho, centeio e trigo – é diferente de região para região tanto na forma, como na cor, no gosto ou na textura, sendo usado em pratos tradicionais ou até em doces.
Em Portugal existem mais de cem variedades de pão. Não se limitando ao pão de trigo, temos no pão alentejano um dos mais representativos, não esquecendo também a broa de milho típica do Norte de Portugal, ou o pão de centeio (por exemplo, o da Serra da Estrela).
O pão alentejano, geralmente de grandes dimensões e com miolo compacto, é próprio para durar mais do que um dia (algumas variedades são ainda mais apreciadas no dia seguinte à cozedura) e é utilizado em diversos pratos como as açordas e as migas à alentejana. Por todo o país, continua a utilizar-se pão para outros pratos, como o torricado (um pão grande, torrado com azeite e que é servido como acompanhamento, próprio do centro do país), o bacalhau espiritual, diversos ensopados e entre os doces, as rabanadas, os mexidos, etc.
No norte de Portugal, é célebre a “broa de Avintes”. Existem outras espécies de pão, como a fogaça, a rosca, o pão de Vale de Ílhavo, o pão-com-chouriço (frequente em feiras e festas, onde é consumido quente, cozido no forno com o chouriço já no seu interior), os folares (próprios da Páscoa) e outros. No norte de Portugal, há ainda a referir as “bôlas” que tanto podem significar grandes pães com carne misturada (em Trás-os-Montes) ou pães baixos, redondos e compactos servidos com sardinhas ou carne (como acontece em algumas partes do Minho). Um exemplo dessas “bôlas” é o Folar de Chaves. A Broa é um tipo de pão de milho e trigo feito tradicionalmente, numa mistura de farinhas de milho e trigo ou, particularmente, milho e centeio (no caso da broa de Avintes), e levedura. A Broa Portuguesa costuma ter um miolo denso e uma crosta grossa e estaladiça, típica da região norte de Portugal, local onde o cultivo do milho sempre foi acentuado. A Broa de milho tradicional foi um alimento de vital importância para o povo português.