ENCHIDOS E TEMPEROS

Alguns produtos e enchidos portugueses fazem parte de uma lista restrita que a Comissão Europeia atribuiu a menção de Denominação de OrigemProtegida, nomeadamente, a zona de Estremoz e Borba, tais como a Paia de Toucinho, o Chouriço de Carne, a Paia de Lombo, a Morcela, os Maranhos, o Chouriço grosso.

No Nordeste de Portugal, a criatividade popular permitiu a confecção de enchidos à base de pão e carne de galinha, denominadas alheiras. Foram criadas como forma de reação por parte dos judeus Portugueses no século XVI, ao dilema de não lhes ser permitido comer carne de porco por motivos religiosos e o imperativo de dar a entender que se tinham convertido ao cristianismo.

Em termos gerais, é no sul que se usam mais variedade de ervas aromáticas. No norte de Portugal usa-se quase exclusivamente a salsa, o louro, com a cebola e o alho. No sul, especialmente no Alentejo, utilizam-se os coentros, a menta, hortelã, poejo, os orégãos, o alecrim…Desde que Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia que os Portugueses utilizam a pimenta, a noz-moscada, o cravinho-da-índia, o açafrão, etc.. A doçaria regional faz uso abundante da canela.

pt
X